Saturday 19 February 2011

Gary McKinnon – Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gary mckinnon)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. .
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus


Gary
Gary


Nome completo Gary McKinnon
Pseudônimo(s) SOLO
Nascimento 10 de fevereiro de 1966 (45 anos)
Glasgow, Escócia
Nacionalidade Escocês
Ocupação Hacker

Gary McKinnon, também conhecido como SOLO, (Glasgow, 10 de fevereiro de 1966) é um hacker britânico acusado pelos Estados Unidos de perpetrar o "maior ataque de todos os tempos a um computador militar". Depois de várias audiências realizadas em julho de 2006 no Reino Unido, foi decidido que ele deveria ser extraditado para os Estados Unidos. Seus advogados apelaram contra esta decisão em um recurso impetrado na High Court de Londres em fevereiro de 2007.

McKinnon é acusado de ter acessado ilegalmente e danificado 53 computadores do exército americano, da aeronáutica, do Pentágono e da Agência Espacial Americana (Nasa) entre fevereiro de 2001 e março de 2002. Perseguido em 14 Estados americanos, por oito acusações, "McKinnon é acusado de ter cometido o maior ato de pirataria em informática de todos os tempos", disse o promotor do Estado da Virgínia, Paul McNulty,

Uma das atas de acusação destaca que algumas das informações recolhidas por McKinnon podiam ser "diretamente ou indiretamente úteis a um inimigo" dos Estados Unidos. De acordo com Washington, os prejuízos causados por McKinnon se elevam a um milhão de dólares.

Porém, Gary McKinnon, conhecido como "Solo" no mundo dos hackers, afirma que as autoridades americanas se enganaram sobre suas reais motivações. "Ele não nega que algo tenha acontecido, não nega ter acessado o sistema de informática deles", declarou sua advogada, Karen Todner. "Seu motivo era duplo: comprovar a existência dos OVNI e demonstrar as falhas de segurança do sistema americano", explica Todner.

Durante a audiência em Londres, McKinnon se manteve em silêncio, exceto para se opor a sua extradição. Segundo a advogada, McKinnon teme um julgamento parcial nos Estados Unidos. Todner considera que seu cliente deveria ser processado na Grã-Bretanha. Ela afirma que nos Estados Unidos, McKinnon se arrisca a uma pena de até 70 anos de prisão.

Em 2009 a Alta Corte rejeitou o recurso apresentado pelos advogados de Gary McKinnon - um desempregado de 43 anos qualificado pela justiça americana como o "maior hacker de todos os tempos" -, contra a decisão da ministra do Interior, Jacqui Smith, que, em outubro de 2008, deu luz verde a sua extradição para os Estados Unidos.

Em um veredicto de 41 páginas, os juízes estimaram nesta sexta-feira que a extradição era uma "resposta legal e proporcional a sua ofensa".

McKinnon é portador da Síndrome de Asperger, o que pode ser o motivo da habilidade sobre-humana.

Ícone de esboço

Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.